Logo Casa das Calcinhas BR

Sutiãs funcionais: o que são e para que servem?

Sutiãs funcionais

Sutiãs funcionais são peças que vão muito além do simples ato de vestir. Desenvolvidos para oferecer praticidade, conforto e diversos outros benefícios que os sutiãs tradicionais não são capazes, eles têm se tornando cada dia mais populares e desejados.

Diferentes dos modelos comuns, estes modelos são altamente versáteis e se adaptam a diferentes figurinos com facilidade, permitindo que você produza diversos looks sem preocupação.

Super Poderosos, eles são capazes de desempenhar uma ou várias funções sem deixar de lado o conforto e a beleza das peças íntimas.

Confira nosso artigo completo sobre sutiãs funcionais, o que são e para que servem e aprenda como fazer a melhor escolha!

Para que servem os sutiãs funcionais?

Há diversos modelos de sutiãs funcionais e cada um desempenha uma função diferente, ou até mesmo várias funções ao mesmo tempo.

A principal delas é fazer com que o mesmo sutiã possa ser usado com diferentes peças de roupa, adaptando-se a diferentes recortes e decotes sem interferir no visual. 

Para isto, esses modelos são equipados com alças removíveis e/ou ajustáveis que podem ser exploradas e colocadas em até 10 diferentes posições.

Outra função incrível dos sutiãs funcionais é aproximar, levantar e dar volume aos seios, resultando num efeito natural e extremamente bonito.

Quais os benefícios desse tipo de sutiã?

Ninguém merece ter que ficar trocando de sutiã toda hora ou até mesmo desistir de uma determinada peça de roupa porque a alça do sutiã está aparecendo.

Outro problema comum ligado ao uso de sutiãs é a falta de confiança em usar um look decotado ou um tomara que caia por achar que os seios não estão em forma.

Os sutiãs funcionais vieram para eliminar esse e outros problemas, impactando na forma como você se relaciona com seu corpo e ajudando a elevar sua auto estima e sua auto confiança.

Além de contribuir para o seu bem estar, investir em um sutiã funcional é uma economia para o seu bolso, substituindo a necessidade de comprar um modelo para cada ocasião.

Confeccionados em tecidos como poliamida e elastano, os sutiãs funcionais não amassam, evitando preocupações com amassados além de serem super macios e confortáveis.

Quais os tipos de sutiãs funcionais?

Os sutiãs funcionais contam com uma variedade de modelos e funções que abrangem diversos públicos e necessidades.
Confira agora os 5 modelos de sutiãs funcionais mais populares, suas características e muito mais!

Push Up

O sutiã push up que em português significa (empurrar para cima) é um dos modelos de sutiãs funcionais mais populares e não é à toa: este sutiã pode ser usado com qualquer tipo de roupa, basta remover ou ajustar as alças da forma que quiser.

O push up traz o diferencial em seu bojo, que é acolchoado e moldado para unir, levantar e pode aumentar o volume dos seios em até 3x de forma natural e confortável.

Indicado para todos os tipos de seios, há opções com alça fixa e alça removíveis, super fáceis de colocar e tirar, facilitando muito na hora de compor looks e o toque final fica por conta do fecho frontal giratório.

Tomara que Caia

O tomara que caia é um modelo de sutiã básico e indispensável em qualquer guarda roupas, melhor ainda se o modelo for versátil e carregar alças removíveis para se transformar num sutiã comum quando necessário.

Ideal para utilizar com vestidos, camisetas e blusinhas que mostram a parte dos ombros ou para quem gosta de maior conforto sem utilização de alças do sutiã.
Para que você se sinta totalmente segura com este modelo, o tomara que caia conta com base mais grossa ao redor do tórax garante a sustentação dos seios mesmo sem as alças e abotoador de 3 regulagens para ajuste ideal.

Se você têm seios grandes e acha que eles atrapalham ou prejudicam a sua saúde e o seu bem estar, o sutiã redutor pode ser a opção ideal para você.

O que diferencia esta peça de vestuário dos sutiãs convencionais é sua costura diagonal, que cria o efeito visual de seios menores a partir das axilas.
Os sutiãs redutores podem reduzir entre um e três tamanhos, alcançando uma incrível adaptação aos seios da mulher sem marcar nada.

Amamentação

A estrutura do sutiã de amamentação foi pensada para o conforto e praticidade das mamães no dia a dia.

Ele possui alças largas, que além de conforto proporcionam uma ótima sustentação. Ele também possui uma abertura na parte frontal onde está localizada a auréola do seio e que facilita muito o momento da amamentação, já que a mulher não precisa retirar todo o sutiã.

Há opções sem bojo e com bojo, e que não interferem no conforto.

Sustentação

Também conhecido como sutiã firmador, o sutiã de sustentação é indicado para mulheres com seios fartos, mas pode ser utilizado pelo público em geral.

Possuem laterais largas em tecido super reforçado, com barbatanas, que disfarçam eventuais gordurinhas e garantem maior sustentação. A base bem estruturada ao redor do tórax porém é a característica principal e que carrega toda a mágica do modelo.

Investir num sutiã de sustentação pode, entre muitos benefícios, ajudar a aliviar as dores e o cansaço nas costas causados pelo volume dos seios.

Decote Profundo

Os decotes frontais são atraentes, bonitos, porém nem toda mulher se sente confiante em usá-los, principalmente porque os sutiãs tradicionais não se adaptam a esse tipo de recorte.

Para resolver esse problema existem os sutiãs de decote profundo, que atuam de forma discreta acompanhando o recorte da peça, impedindo que a peça íntima fique à mostra entre os seios.

Assim como os push ups, os decotes profundos também cumprem com a função de unir, elevar e sustentar os seios.

Como escolher o sutiã funcional ideal?

Um dos fatores a ser considerado no momento da escolha do sutiã funcional é sem dúvida o tamanho dos seios.

Quem tem seios fartos deve priorizar a sustentação e o conforto para não correr o risco de ter dores lombares ou complicações na coluna a longo prazo. Nestes casos os sutiãs mais indicados são os de sustentação e os redutores, de preferência sem aro e bojo para não aumentar ainda mais o tamanho do busto.

Para quem tem seios médios e pequenos e sofre com flacidez ou deseja dar um “up” nos seios, os push ups são a escolha ideal. Práticos e super funcionais, eles cumprem bem a tarefa de dar volume e empinar os seios de forma natural.

A anatomia do busto, a largura das costas e o tamanho dos ombros também são características que devem ser observadas antes da compra de um sutiã funcional.

A ocasião também é um fator muito importante e decisivo na hora da escolha. Se a sua intenção é usar um decote profundo frontal, não faz tanto sentido investir num push up ou tomara que caia, já que apesar de deixarem os ombros à mostra esses modelos são costurados na frente.

Neste caso, a melhor opção é o decote profundo, pois cumprirá a sua função de elevar os seios e mantê-los firmes e seguros no vestido ou blusa de forma discreta.

Como usar um sutiã funcional?

A anatomia de um sutiã funcional é idêntica a de um sutiã tradicional, com bojo, alças e fechamento, o que varia são as possibilidades de regulagem das alças em alguns modelos.

Esta função permite que você adapte as alças a diferentes tipos de look, principalmente aqueles onde as costas ficam nuas.

Para modificar as alças basta remover a alça e encaixá-la a outro ponto da faixa que fica ao redor do tórax, responsável pela sustentação e fechamento do sutiã. As principais formações de alças são: em formato de X, frente única com as alças ao redor do pescoço e tomara que caia.

3 Dicas essenciais para usar seu sutiã funcional

  • As cores do look são fundamentais para a escolha da cor do seu sutiã funcional. O preto e branco são cores básicas e que ornam com qualquer tipo de look, mas caso seu guarda roupas seja multi colorido ou tenha muitas opções de estampa o ideal é investir num sutiã nude ou com alças de silicone.
  • Se a blusa ou vestido já tiver bojo o ideal é que o sutiã funcional não tenha. Isso porque o volume pode acabar ficando com um aspecto muito artificial, prejudicando o visual e causando consequências físicas.
  • A regulagem do fechamento é um fator que pode beneficiar ou anular completamente o efeito do sutiã funcional na função de dar volume aos seios.

Dicas e cuidados para preservar seu sutiã funcional

Agora que já apresentamos as principais características, benefícios e como escolher o sutiã funcional ideal para você, queremos ajudá-la também a preservar e cuidar de sua peça.

As peças íntimas merecem um cuidado especial, por isso siga as dicas abaixo para seus sutiãs durarem mais, mantendo sua qualidade, cores e conforto por mais tempo.

Lavagem à mão – Os sutiãs funcionais são mais resistentes, mas isso não quer dizer que você deve jogá-los na máquina de lavar junto e mistura-lo a todas as outras roupas. Assim como qualquer peça íntima, ele merece toda a atenção e cuidado, especialmente os que têm renda, bojo ou aro. A lavagem à mão reduz os riscos de danificar ou deformar a peça. 

Não use alvejantes – Os seios são uma área muito delicada do corpo e o uso de alvejantes e outros produtos pode aumentar a sensibilidade dessa região, podendo inclusive acarretar alergias, coceiras e vermelhidão. Para as peças íntimas a sugestão é usar sabão neutro ou sabão de coco, que inclusive ajuda a remover manchas.

Não torça a peça – Se você realmente deseja que seu sutiã funcional dure mais não o torça para remover o excesso de água de forma alguma, a longo prazo essa prática vai destruir a estrutura da peça de forma irremediável. A forma correta é dando pequenos apertões na peça com muita delicadeza e cuidado

Deixe secar naturalmente – Nada de colocar o seu sutiã funcional na secadora hein? Assim como a máquina de lavar, a secadora também pode danificar a peça. 

Após lavar leve o sutiã para um local arejado e à sombra e pendure-o pelas alças, nunca pelo bojo! Por mais tentador que possa ser, jamais coloque o sutiã para secar, expondo-o diretamente ao Sol, pois o calor danifica a fibra elastano que a peça possui.

Principais dúvidas sobre sutiãs funcionais

Todos os sutiãs funcionais possuem bojo e aro?

Nem todos os sutiãs funcionais possuem bojo e aro. Há modelos que possuem apenas costura cuja modelagem.

Lembrando que o fato de não possuírem a estrutura com bojo e aro não interfere na função de elevar os seios já que para isso contam com outros recursos, como tecido mais estruturado e laterais mais firmes.

Sutiãs funcionais são muito caros?

Um sutiã funcional de qualidade custa em média 60 até 200 reais a depender da marca e modelagem.

Por ser um produto que traz múltiplos benefícios e resultados imediatos, o sutiã funcional acaba se tornando um investimento que vale a pena cada centavo.

Existe sutiã funcional com renda?

Os sutiãs funcionais são peças íntimas e por isso não deixam de carregar sua dose de charme e sedução.

Há diversas opções inclusive com renda, bordados e adereços que valorizam ainda mais o busto sem deixar de lado a funcionalidade prometida por esse produto.

Onde posso encontrar um sutiã funcional?

Você pode encontrar seu sutiã agora mesmo em nossa loja de moda íntima. Basta ter o cuidado de procurar por esse tipo de modelo dentro da categoria de sutiãs do site ou então poderá acabar comprando um sutiã tradicional ao invés de um funcional.

Para não correr o risco de fazer a compra errada, leia a descrição completa do produto e se atente às características.

Conclusão

Ter um sutiã funcional na gaveta é sinônimo de economia, praticidade e mais autoestima na vida de qualquer mulher. 

Agora que você já sabe tudo sobre eles, continue acompanhando nosso blog e confira muitos mais dicas e novidades exclusivas sobre lingeries e cuidados femininos!

Artigos Recentes

Categorias de Produtos

Produtos em Ofertas

Promoção de Moda Intima

Queda de Até 30%
DESCONTO
em Toda a Loja em Fevereiro
Aproveite!!
Por tempo Limitado
Dias
Hrs
Min

Newsletter

Inscreva-se e ganhe 10% de desconto

Faça parte da nossa comunidade de compras inteligentes! Inscreva-se em nossa Newsletter e receba descontos exclusivos, ofertas especiais e atualizações sobre as últimas tendências em produtos incríveis.

0
    0
    Seu Carrinho
    Seu carrinho está vazioContinuar Comprando
    Cupom CDC 15 1ª Compra

    Desconto Especial na Primeira Compra

    Seu Primeiro Mimo! 🎁

    Parabéns por escolher a Casa das Calcinhas! 🌈Em sua primeira compra, aproveite um desconto especial de 15% em toda a loja.Porque você merece começar essa jornada conosco da melhor forma!Use o código: CDC15 no checkout. Boas compras! 🛒✨

    Dias
    Hrs
    Min